cabecalho
Histórico da Raça
Tracejado
A raça Beagle é uma das mais antigas entre os cães rastreadores e caçadores. Os primeiros registros do aparecimento dessa raça datam de meados do século XVI, na Inglaterra. Há, inclusive, referências de sua existência no reinado de Henrique VIII.
Entretanto, foi mesmo nos Estados Unidos da América que os cães dessa raça se tornaram conhecidos, chegando, inclusive, a ser a 6ª mais registrada pelo American Kennel Club.
Embora a origem seja a mesma, os americanos conseguiram um Beagle que difere em tamanho e marcação dos Beagles ingleses, mesmo não se podendo falar que um seja melhor que o outro. São diferentes.
No Brasil, a criação teve início nos anos 60, com o plantel se desenvolvendo rapidamente e com elevado nível zootécnico devido aos métodos de criação adotados. Foi em meados dos anos 70 que aconteceu o grande incremento na criação e nos anos 80, ela se consolidou em todo o território brasileiro. Naquela época, foram importados muitos cães com o objetivo de melhorar o plantel existente, elevando o seu nível e dando aos Beagles o lugar de destaque na criação nacional que têm hoje, quando chegam a ocupar o 11º lugar em números de registros pela Confederação Brasileira de Cinofilia.
Com o passar dos anos o Beagle se tornou muito popular tanto nas pistas, como cão de companhia em função de suas características particulares.
Em vários países do mundo, os Beagles são utilizados como farejadores em aeroportos, formando assim as Brigadas de Beagles que se destacam por farejar, preferencialmente, alimentos.
Suas cores básicas são o preto, branco e avelã, que são os tricolores, e os brancos e avelã (ou brancos e pretos) que são os bicolores. Naturalmente, os tricolores com o dorso preto são os mais comuns mas, os malhados também são bastante populares e, nesse caso as três cores se encontram mais difusas. Os bicolores, avelã e branco, são menos freqüentes e os pretos e brancos são extremamente raros. Em qualquer caso, a ponta da cauda e as patas são, obrigatoriamente, brancas.
O exemplar inglês pode medir até 40 cm de altura de cernelha (16'), enquanto que o americano fica entre 33 e 38 cm (13'a 15').

Imagem Histórico
Foto tirada do livro O Beagle / Thelma Gray; traduzido e adaptado por Maria Christina Soares de Lima - São Paulo: Ed. Nobel, 1983 - 4ª edição.
Canil Lagoa Esmeralda
(81) 3441.2103 | (81) 9987.2326 | (88) 8805.7849
rvtroy@hotmail.com